Projeto da Minerva Foods e B3 avança pelo país e qualifica produtores para o mercado futuro
A Minerva Foods, Companhia global de alimentos que detém as marcas Cabaña Las Lilas, Estância 92 e Pul, e a B3 concluíram o primeiro ano do projeto “Do Campo à Mesa”, uma iniciativa voltada à capacitação de pecuaristas sobre ferramentas de proteção de preço no mercado futuro, promovendo educação financeira e ampliando o conhecimento sobre a bolsa de valores entre os profissionais do campo.
A iniciativa tem o propósito de democratizar o acesso a instrumentos de gestão de risco, fortalecendo a tomada de decisão nas operações pecuárias. Em 2025, percorreu alguns dos principais polos da pecuária brasileira, com encontros presenciais realizados em Goiânia-GO, Vilhena-RO, Rondonópolis-MT, Montes Claros-MG e Santa Maria-RS. Além do ensinamento teórico sobre o funcionamento da B3 e o uso das ferramentas de proteção de preço, os encontros também impulsionaram negócios entre produtores e a Minerva Foods.
Na última ação do ano, realizada em Santa Maria-RS, a capacitação também se refletiu em operações estruturadas de hedge.
“Essa iniciativa reforça a importância do nosso programa de relacionamento em estar cada vez mais próximo ao produtor rural, levando informação qualificada e apoiando decisões estratégicas essenciais para a sustentabilidade do negócio. No primeiro ano, tivemos um alcance muito relevante e estamos entusiasmados com as atividades do próximo ano”, destaca Rostyner Costa, Gerente Executivo de Relacionamento com Pecuaristas da Minerva Foods.
Com o encerramento do primeiro ciclo, a Companhia e a B3 estão trabalhando na expansão do programa, incluindo novas regiões e formatos de capacitação, com o objetivo de impactar um número ainda maior de pecuaristas em 2026.