Café: Safra brasileira poderá ser insuficiente para atender demanda interna e exportações

Publicado em 16/01/2012 12:30 e atualizado em 16/01/2012 16:04
A próxima safra de café do Brasil, o maior produtor mundial, poderá não ser suficiente para atender a demanda interna e mais as exportações mesmo diante de estimativas de uma safra recorde. As informações são do Escritório Carvalhaes.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a produção de café no ciclo 2012/13 pode chegar a algo entre 49 e 52,3 milhões de sacas, pois é quando as lavouras entram no período de safra cheia. Na temporada passada, a colheita foi de 43,5 milhões de sacas.

"Para atender a demanda doméstica atual e mais as exportações, sem contar os estoques de segurança e o crescimento anual global do consumo, o Brasil precisaria produzir 54 milhões de toneladas", disse o representante do Escritório Carvalhaes.

No passado, as exportações brasileiras de café totalizaram 33,46 milhões de sacas, segundo o Cecafé (Conselho de Exportadores de Café).

"Apesar do recorde histórico de embarques e de produção, os estoques, tanto nos países produtores quanto consumidores, irão permanecer em níveis perigosamente baixos.

Com informações da Bloomberg.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo