Café: Torrefadora Illycaffè estima safra 12/13 do Brasil em 55 mi de sacas

Publicado em 16/03/2012 07:39
A torrefadora italiana Illycaffè estimou a safra brasileira de café 2012/13 em um recorde de 55 milhões de sacas. O número se manteve estável em relação à projeção anterior. "A safra do Brasil vai ser boa em termos de qualidade e quantidade", disse o presidente-executivo da empresa, Andrea Illy. 

É de costume que a Illy trabalhe com um volume estimado entre 3 e 4 milhões de toneladas a mais do que os números oficiais, como explica a agência de notícias Reuters. Em seu último levantamento, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estimou a produção nacional em 52,3 milhões de toneladas. 

Ainda segundo números do governo, na última safra os produtores brasileiros colheram 43,15 milhões de sacas, em um ano de bianulidade negativa na produção do arábica. 

Sobre a concorrência do Brasil no mercado de café de melhor qualidade, o presidente da Illy afirmou ainda que o país segue galgando melhores posições e uma maior importância. Em contrapartida, a Colômbia enfrenta alguns problemas. 

"Acho que a Colômbia perdeu mercado para o Brasil... que está sabendo aproveitar a queda da produção (colombiana)", disse. Ele acrescentou que "o Brasil hoje é reconhecido como um produtor de café especial", explicou Andrea Illy. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York