Sentindo efeitos da quebra em sua produção, Colômbia triplica importação de café peruano

Publicado em 12/04/2012 12:14
Mesmo sendo o segundo maior produtor mundial de café arábica, a Colômbia precisou triplicar suas compras do grão com o Peru. Isso por causa da quebra na safra colombiana, em virtude de fortes chuvas que afetaram a floração e causaram doenças nas plantas, gerando um declínio na colheita do país neste ano.

Até fevereiro, a Colômbia havia importado 99.581 sacas de 60 quilos, praticamente o triplo das 36.545 sacas do ano anterior. Perdendo apenas para os Estados Unidos, a Colômbia ocupa agora o segundo lugar como maior compradora do café peruano. A importação da Colômbia representou uma fatia de 22% durante os dois primeiros meses do ano, 8% a mais que em 2011.

O déficit na safra colombiana será de 310 mil sacas em 2012, se comparado ao ano anterior, traduzindo-se na menor produção dos últimos 25 anos. Em contrapartida, o Peru alcançou o posto de quinto maior produtor mundial.

Tags:

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York