Sentindo efeitos da quebra em sua produção, Colômbia triplica importação de café peruano

Publicado em 12/04/2012 12:14
Mesmo sendo o segundo maior produtor mundial de café arábica, a Colômbia precisou triplicar suas compras do grão com o Peru. Isso por causa da quebra na safra colombiana, em virtude de fortes chuvas que afetaram a floração e causaram doenças nas plantas, gerando um declínio na colheita do país neste ano.

Até fevereiro, a Colômbia havia importado 99.581 sacas de 60 quilos, praticamente o triplo das 36.545 sacas do ano anterior. Perdendo apenas para os Estados Unidos, a Colômbia ocupa agora o segundo lugar como maior compradora do café peruano. A importação da Colômbia representou uma fatia de 22% durante os dois primeiros meses do ano, 8% a mais que em 2011.

O déficit na safra colombiana será de 310 mil sacas em 2012, se comparado ao ano anterior, traduzindo-se na menor produção dos últimos 25 anos. Em contrapartida, o Peru alcançou o posto de quinto maior produtor mundial.

Tags:

Por: Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região do Cerrado Mineiro movimenta mais de R$ 1 milhão no 13º Prêmio e amplia projeção internacional dos cafés de origem controlada
Mercado cafeeiro inicia mais uma semana volátil, pressionado pelo clima e oferta
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores