Café: Colômbia registra baixa na produção e exportações em março

Publicado em 16/04/2012 07:20
De acordo com a Federación Nacional de Cafeteros, a produção de café da Colômbia deve chegar a 576 mil sacas, registrando uma baixa de 26% em relação a março do ano passado. 

As exportações colombianas também apontaram um recuo, neste caso de 36,5% se comparadas às vendas de março de 2011, e devem somar 587 mil sacas. 

No ano passado, o país, que é um importante produtor mundial de café, teve seu terceiro ano consecutivo de uma colheita abaixo da expectativa. Essas baixas refletem, essencialmente, os prejuízos causados pelo impacto causado por fortes chuvas, o que estimulou o ataque de fungos. 

Além disso, um programação de renovação de cafezais também pesou para que a baixa fosse registrada. 

Em 2011, a colheita colombiana de café foi de 7,8 milhões de sacas, 12% a menos do que o colhido em 2010. O ano passado foi para o país o pior em três décadas. 

Essas perdas na safra da Colômbia têm permitido que o Brasil ganhe alguns mercados, inclusive nos que exigem grãos de alta qualidade. Em 2011, os preços altos do produto permitiram que os cafeicultores brasileirso pudessem melhorar suas práticas de produção beneficiamento. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março