Produtores já se preparam para início da colheita do café em Minas Gerais

Publicado em 17/04/2012 10:07
Os produtores mineiros já começam a se preparar para a colheita do café arábica em Minas Gerais, que começa no próximo mês. 

Este é um ano de safra cheia e as expectativas são bastante positivas. A estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é de que a produção brasileira totalize cerca de 39 milhões de sacas. 

Minas Gerais, principal estado produtor brasileiro, deve colher um total de 26 milhões de sacas. Caso esse número se confirme, a produção será 19% maior do que a de 2011. 

Porém, essa safra cheia provocou uma baixa nos preços do produto no estado. Enquanto em abril do ano passado uma saca de café valia R$ 500, este ano, no mesmo mês, o valor é de R$ 370. 

No entanto, mesmo com essa pressão negativa, os cafeicultores ainda acreditam em bons lucros nesta safra. “No caso do café, a gente tem que agregar valor. O café de qualidade tem que ter um terreiro de concreto, um terreiro que não pegue muita umidade”,  disse Daniel Souza, agricultora da região. 

Com informações do Globo Rural. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo