Café: Chuva prejudica colheita na região Sudeste

Publicado em 13/06/2012 09:52
As chuvas dos últimos dias têm atrasado a colheita de café nas áreas de atuação da Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, com sede em Guaxupé (MG).De acordo com relatório divulgado pela Cooperativa,relativo ao período de 3 a 9 de junho,apenas 4,18% da área total pesquisada pela Cooxupé - Sul de Minas, Mogiana Paulista e Cerrado Mineiro - já foi colhida. 

Para Carlos Augusto Rodrigues de Melo, vice-presidente da Cooxupé, os números ainda são insignificantes. Ele relata que diante das chuvas fortes da última segunda-feira, os produtores de várias regiões do sul mineiro não colheram as lavouras ontem. Em alguns locais, o volume de água foi de 30 a 40 milímetros. Melo revela que a chuva já prejudicou também a qualidade dos grãos. "Se continuar a chover, teremos um dos piores anos em termos de qualidade do café", observa. Além de os grãos caírem do pé, a planta também fica comprometida com o excesso de umidade nas próximas safras.

Segundo a Somar Metereologia,a chegada de uma nova frente fria no fim desta semana deve trazer mais chuvas para as regiões cafeeiras.

Com informações do Valor Econômico

Tags:

Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York