Café: Europa vem registrando forte demanda pelo produto brasileiro

Publicado em 19/06/2012 17:24
A Europa vem registrando uma forte demanda pelo café brasileiro. O mercado físico europeu viu uma grande procura pelos grãos do Brasil na última semana com a maior multinacional do setor alimentício entrando na compra do produto. "A Nestlé abriu concorrência para comprar café brasileiro e exigiu também certificados de sustentabilidade", disse um trader do mercado de café à agência de notícias Reuters. 

Os estoques de café nos portos europeus, segundo informou a Federação Europeia de Café, registraram uma leve baixa no mês de abril.

Segundo a Reuters, outro operador haveria dito que um crescente números de empresas vem exigindo esses certificados de sustentabilidade em seus leilões. "No passado, Starbucks fez isso, mas agora nós estamos vendo Douwe Egberts e Kraft também procurando café sustentável. Isso torna nosso negócio mais interessante", disse. 

Nesta semana, o preço dos diferenciais brasileiros se firmaram ligeiramente, com o MTGB fino do Brasil a 15 centavos abaixo do contrato setembro do arábica na Bolsa de Nova York, contra 12 centavos abaixo na semana passada.

Porém, traders europeus disseram que a qualidade do grão de café da nova safra brasileira estaria abaixo do esperado.

Na útima sexta-feira (15), os futuros do café arábica firmaram em Nova York com uma "corrida" do mercado diante de um novo fôlego do financeiro por conta de expectativas mais otimistas sobre a Zona do Euro. "O mercado está observando a Grécia e está preocupado com o efeito no câmbio", disse um terceiro trader.

O mesmo operador informou à Reuters ainda que os outros traders entraram em contato com seus parceiros europeus para se informar sobre as implicações e resultados de uma possível saída da Grécia da Zona do Euro. 

Com informações da Reuters. 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo