Café: Lideranças pedem ao governo leilão de opção para 5 milhões de sacas

Publicado em 07/10/2013 10:00

As lideranças da cafeicultura pediram ao Governo Federal, após uma reunião, a continuidade dos leilões de contrato de opção para que cerca de 5 milhões de sacas de café sejam retiradas do mercado. A medida faz parte de um pacote de apoio à safra 2014/15. 

O diretor do Departamento de Café, Jânio Zeferino, em entrevista à Agência Estado, afirmou que as reivindicações apresentadas pela cafeicultura serão analisadas pelo governo e discutido com antecedência. Zeferino afirma que os produtores são o "elo mais fraco da cadeia" e terão suas demandas consideradas nas tomadas de decisão. 

Outra reivindicação feita pelas liderança foi o aumento do prazo de reembolso dos financiamentos de estocagem de 12 para 24 meses. Assim como o pedido dos leilões para 5 milhões de sacas, o pedido também deverá ser analisado pelo governo, segundo o diretor do Departamento de Café. Além disso, a reivindicação passará também pelo Conselho Deliberativo da Política do Café e pela aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). 

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo