Negociados todos os contratos de opção de café em 2013

Publicado em 03/01/2014 09:01

Todos os 30 mil contratos de opção de venda de café ofertados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em leilões de 2013 foram negociados, operação que movimentou cerca de um R$ 1 bilhão.

Os títulos, dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, têm exercício previsto para o próximo mês de março, quando os adquirentes devem depositar a mercadoria e comprovar a documentação do regulamento. Quatro ofertas foram feitas no ano, três em setembro e uma em outubro, para fechar o plano que correspondeu a 180 mil toneladas do grão ou três milhões de sacas de 60 kg.

O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural ou a sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado. Serve para proteger o produtor rural e sua cooperativa contra os riscos de queda nos preços.

A vantagem dos contratos é que com eles o produtor garante um preço justo na sua venda, caso o preço pago pelo mercado seja desfavorável. Por outro lado, a operação permite ao governo federal formar estoques públicos para abastecimento do mercado. 

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses
Após floradas, lavouras de café estão vivendo um período crítico para enchimento dos grãos
Café em Prosa #237 - Centro Rituais de Cafés Especiais é aposta da 3 Corações para estreitar relação com produtores
Hedgepoint projeta safra brasileira de café 2026/27 entre 71 e 74,4 milhões de sacas
Após dias de ganhos, preços do café arábica realizam lucros na manhã desta 6ª feira (12)