Café: indicação de florada antecipada ajuda novas altas em NY

Publicado em 24/07/2014 16:06

Mais um dia positivo para o mercado de café arábica na Bolsa de Nova Iorques (Ice Futures US). As cotações ampliaram ganhos de até 170 pontos nesta quinta-feira. O vencimento setembro encerrou em 178,30 centavos de dólar por libra-peso. Dezembro e março/2015 avançaram 160 pontos e fecharam em 181,95 cents/libra-peso e 185,15 cents/libra-peso respectivamente. Já os contratos com entrega para maio/2015 anotaram 187,05 centavos/libra-peso.

Os primeiros pingos de chuva mal começaram a cair, mas o mercado já reage desde a sessão de ontem por conta da divulgação de precipitações atmosféricas para os próximos quatro dias. A preocupação é sobre a indicação de uma florada extemporânea nos cafezais.

“Para abrir florada é preciso que ocorra o amadurecimento das gemas e como o período de estiagem foi grande, esse amadurecimento foi mais rápido. Sendo assim, depois que a chuva acontece, as flores abrem”, detalhou o pesquisador Roberto Tomaziello, do Instituto Agrônomo de Campinas (IAC).

Segundo Tomaziello, essa situação é comum e não tem solução por ser consequência de um fator climático, independente de quaisquer esforços dos produtores. “É claro que se a lavoura estiver bem cuidada, não estiver desfolhada, a florada antecipada pode ser contornada, até porque essa não é a principal. A florada que vai gerar a renda para o produtor mesmo acontece normalmente em final de setembro e começo de outubro”, disse ele.

Porém o pesquisador afirma que as flores que já nasceram podem não resistir à colheita em andamento. Além do fato de que caso haja muita distância entre uma florada e outra, há grandes chances de ter uma desuniformidade de maturação dos frutos. “Nesse cenário, a colheita vai ser mais trabalhosa, porque você terá frutos em diferentes estágios”, concluiu ele.
 

Tags:

Por: Talita Benegra
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez
Café: Bolsas têm ajustes nos preços após valorização com suporte na oferta global
Café: Entenda quais são os danos potenciais do clima no Vietnã à safra 24/25
Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização