Começa a pesquisa dos estoques privados de café

Publicado em 25/03/2015 17:55

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai pesquisar os estoques privados de café arábica e do conilon da safra 2013/2014. Para isso, está enviando boletins a armazenadores, produtores, cooperativas, associações e indústrias de torrefação, moagem e de solúveis, público que detém a guarda do produto. O prazo para preenchimento e devolução do relatório à Conab, via e-mail ou pelos Correios, vai até 17 de abril.

Serão coletadas informações sobre volume, tipo, distribuição espacial e por segmento dos armazenadores. A posição do estoque corresponde à do dia 31 de março deste ano, quando entra a nova safra do produto.

Os dados são importantes para estimar os estoques de passagem e dar conhecimento do balanço de oferta e demanda do produto no país, o que servirá para a formulação de políticas públicas para o setor. De acordo com a gerência de Informações Técnicas da Companhia, responsável pela pesquisa, os números levantados somente serão divulgados de forma consolidada, preservando o sigilo da informação individualizada.

Quem não receber o formulário até 7 de abril deve entrar em contato com o setor, utilizando o e-mail estoque-privado@conab.gov.br. Mais detalhes podem também ser encontrados na página da Conab na internet, no endereçohttps://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1105&t=2).

Em 2014, o levantamento identificou um estoque privado de 15,2 milhões de sacas de café, volume 9,2% superior ao contabilizado em 2013, que chegou a 13,9 milhões de sacas. O café do tipo arábica continua predominante no estoque privado
nacional, correspondendo a 93% do total do café, enquanto o conilon representa apenas 7%.

Tags:

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York