Chuvas recentes devem favorecer florada do café no Sul de MG; Cinturão produtivo terá tempo fechado até sábado

Publicado em 10/09/2015 12:19

As principais regiões produtoras de café do Brasil receberam chuvas mais consistentes nos últimos dias. Algumas cidades do Sul de Minas Gerais tiveram precipitações de até 70 milímetros. Especialistas acreditam que estas condições devem favorecer a florada principal nas lavouras, fundamental para a produção do próximo ano.

"A chuva veio em uma hora oportuna, quando os cafezais estavam sentindo o efeito da seca. E com estas precipitações que foram de 40 a 70 mm, de uma maneira geral, entendemos que a região terá uma produção melhor no próximo ano, exceto naquelas lavouras que estragaram", afirma José Edgard Pinto Paiva, presidente da Fundação Procafé.

De acordo com dados divulgados pela Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), localizada nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo, todas as cidades com medição da Cooperativa, receberam chuvas na quarta-feira (9). (Veja a tabela completa abaixo).

Fonte: Cooxupé

Apesar das precipitações recentes contribuírem para a florada do café para a temporada de 2016, algumas regiões ainda realizam os trabalhos finais de colheita da safra atual. Entretanto, eles estão praticamente finalizados e não devem ter tantos problemas. Mas o produtor deve se programar. Segundo estimativa da Safras & Mercado, até o dia 8 de agosto, 95% das lavouras tinham sido colhidas.

"Até o momento não há relatos de perdas de produtividade ou de qualidade, mas houve relatos de prejuízos causados por granizo na terça-feira em áreas pontuais de café no sul de Minas Gerais e de São Paulo", afirma o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos em seu boletim mais recente.

» Quinta-feira de tempo fechado e com muita chuva sobre a faixa central do Brasil

Próximos dias

Mapas climáticos da Somar Meteorologia apontam que de hoje até o sábado chuvas fortes devem atingir a faixa que vai do norte do Paraná ao sul de Minas Gerais. O instituto aponta precipitações firmes entre a noite desta quinta e no decorrer de sexta-feira, com risco de temporais localizados.

Em uma previsão mais estendida, a Climatempo acredita que ao longo dos próximos 7 dias algumas áreas do Sul de Minas Gerais devem receber até 150 mm.

Compartilhe a condição da sua lavoura de café conosco, envie imagens pelo Whatsapp (19) 9 8269-4178 ou no e-mail: safras@noticiasagricolas.com.br

Tags:

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#RotadoCafé: Conheça a história do Alado Coffee; sucessão, sustentabilidade e qualidade na xícara
Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março