Quinta-feira de tempo fechado e com muita chuva sobre a faixa central do Brasil

Publicado em 10/09/2015 07:19
Por Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

A presença de uma frente fria na altura do Sudeste associada as áreas de instabilidade mantêm o tempo fechado e com previsão para chuvas de moderada a forte intensidade nessa quinta-feira sobre os Estados das regiões Sul, Sudeste e boa parte do Centro-oeste. Os maiores volumes de chuvas serão observados sobre o Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e em São Paulo. Dessa forma, as atividades de campo, como colheita do café, da cana de açúcar e das hortaliças continuarão sendo prejudicadas, não só hoje, mas também amanhã, onde os volumes de chuvas poderão ser ainda maiores. Até o momento não há relatos de perdas de produtividade ou de qualidade, mas houve relatos de prejuízos causados por granizo na terça-feira em áreas pontuais de café no sul de Minas Gerais e de São Paulo.

No Mato Grosso e em Goiás, houve registros de chuvas em vários municípios ontem e hoje a previsão é de mais chuvas. Contudo, ainda serão irregulares como vem ocorrendo. Mas muitos produtores já começam a se animar, uma vez que na próxima semana termina o vazio sanitário da soja e produtores mato-grossenses já poderão iniciar os primeiros plantios. Contudo, mesmo com a ocorrência de chuvas essa semana, não é sinônimo de que as chuvas chegaram pra valer, pelo contrário. As chuvas continuarão bastante irregulares durante essa segunda quinzena de setembro e ao longo de todo o mês de outubro, com isso, todo o cuidado será pouco, pois não existe nenhuma previsão de que as chuvas que ocorreram “hoje” numa determinada áreas/região poderá ocorrer novamente no curto prazo. Até mesmo no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas são mais frequentes e com maior abrangências, serão irregulares durante esse período.

O tempo permanecerá firme, quente e sem previsões para chuvas em todas as regiões produtoras do Nordeste e do Norte, onde no Amapá e em Roraima a colheita da soja segue em ritmo bastante acelerado e com boas produtividades. Chuvas apenas sobre a faixa litorânea do Nordeste, o que é comum para essa época do ano, beneficiando lavouras de cana de açúcar e de mandioca e milho.

No Sul, a passagem de uma frente fria hoje pela região deixará o tempo instável e com chuvas em, praticamente todas as localidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com isso, os trabalhos de preparo do solo e plantio do arroz estará complicado, bem como o plantio do milho 1ª safra na região noroeste do Estado gaúcho e na faixa oeste catarinense. Mas o grande destaque mesmo para esses dois Estados é a massa de ar polar que irá avançar a partir de amanhã. Esse sistema irá ao declínio acentuado das temperaturas, onde poderá ocorrer formação de geadas generalizadas. Muitas localidades, com altitude mais elevada poderão registrar temperaturas negativas, mas de modo geral os termômetros irão marcar valores entre 0 a 3°C. Assim, lavouras de milho e de trigo correm sérios riscos de danos, já que 35% das lavouras de trigo estão em fase de florescimento e 4% do milho 1ª safra já foi semeado e estão em fase inicial de desenvolvimento e, portanto, bastante suscetível a geadas. Porém, ainda é muito cedo para diagnosticar as reais perdas que essa baixa temperatura poderá provocar na produção dessas culturas, apenas dá pra falar que ocorrerá perdas sim, mas sem mencionar percentuais. Somente na segunda e terça-feira é que poderá ser mensurado as reais perdas.  

Alerta Agroclimático - 10 setembro 2015 - Mapa 1

Alerta Agroclimático - 10 setembro 2015 - Mapa 2

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário