Uganda espera que a exportação de café da safra 2016/2017 aumente em 13,5%

Publicado em 19/08/2016 11:02

CAMPALA, UGANDA (Reuters) - Uganda espera que suas exportações de café na temporada 2016/2017 aumentem em 13,5 por cento, ajudadas por condições meteorológicas favoráveis ​​em uma das maiores áreas de produção, disse uma autoridade do corpo da indústria na sexta-feira.

Os embarques ao longo do próximo ano-safra, que começa em outubro, devem subir para 4,2 milhões de sacas de 60 quilos, ante a previsão revisada de 3,7 milhões de 2015-2016, disse o diretor de marketing da União Nacional do Agronegócio de Café e de Empresas Produtoras (Nucafe, na sigla em inglês), David Muwonge.

A maior parte da região cultiva o café robusta, a variedade dominante em Uganda, que também é a maior exportadora de café da África, seguida pela Etiópia, de acordo com dados da Organização Internacional do Café.

"Se nós tivermos boas chuvas agora e não uma seca prolongada entre janeiro e março, então a cultura do sudoeste deve ser boa", disse Muwonge à Reuters.

Muwonge disse também que um aumento do consumo interno de café na Uganda iria desacelerar o crescimento do volume de exportação no curto prazo, embora o amadurecimento de novas árvores devem impulsionar a produção total.

Entre 5 e 6 por cento de todo o café produzido no país é consumido localmente, e Muwonge disse que a Nucafe calculou que a taxa vai subir para cerca de 10 por cento nos próximos cinco anos.

O consumo de café está na moda com a expansão da classe média na Uganda, empurrando para cima o consumo doméstico.

(Por Elias Biryabarema)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)