Café: Forte queda externa pressiona valor do arábica no Brasil

Publicado em 25/08/2016 11:05

Após quatro dias consecutivos de altas no mercado interno, o movimento de realização de lucros na Bolsa de Nova York (ICE Futures) pressionou os futuros de arábica e, consequentemente, os preços da variedade no Brasil. Nessa quarta-feira, 24, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 471,89/sc de 60 kg, forte queda de 3,23% em relação à terça-feira, mas avanço de 0,7% nos últimos sete dias.

Segundo pesquisadores do Cepea, essa oscilação das cotações afastou produtores e compradores do mercado. Já quanto ao robusta, após a finalização da colheita da safra 2016/17, a quebra considerável na produção está praticamente confirmada e, com isso, produtores também estão retraídos.

Apesar dos preços atrativos, vendedores só negociam lotes com pequenos volumes. De 17 a 24 de agosto, o Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6, peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo manteve-se estável, a R$ 422,99/saca de 60 kg nessa quarta, 24.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)