Novas tecnologias impulsionam a produção de café em Rondônia

Publicado em 22/11/2016 15:09
Em seis anos, enquanto a área de produção sofreu redução de 42,9%, a produtividade aumentou 99,8%

De acordo com o último levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a previsão de produção de café em Rondônia para este ano é de 1,6 milhão de sacas beneficiadas e a produtividade é estimada em 18,56 sacas por hectare.

Segundo informações divulgadas pela Embrapa, Rondônia é hoje o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo da espécie canéfora (variedades conilon e robusta). Presente em quase todos os municípios do estado, a cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do estado.

Novas tecnologias

Nos últimos anos, a cafeicultura do estado tem passado por transformações que têm repercutido positivamente em seus índices de produção, produtividade e qualidade do café da região. Em seis anos, enquanto a área de produção sofreu redução de 42,9%, a produtividade aumentou 99,8% (9,31 sacas por hectares para 18,56 – Conab/maio 2016).

Esse ganho de espaço da cafeicultura do estado no cenário da cafeicultura brasileira está relacionado ao desenvolvimento de tecnologias pela Embrapa Rondônia e parceiros, com apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, aliado à adoção desse conhecimento por parte dos produtores do estado.

Leia a notícia na íntegra no site Sucecessful Farming

Fonte: Sucecessful Farming

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café/Cepea: Arábica a robusta saltam 200 reais/sc em abril
Café: Sem físico no Brasil, bolsas têm novos ajustes nos preços nesta 4ª feira
Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras