Preços do café vietnamita caem em meio a feriados; qualidade dos grãos é afetada por chuvas

Publicado em 27/12/2016 14:37

HANOI (Reuters) - Os preços do café vietnamita caíram em negociações tranquilas em meio aos feriados de fim de ano, enquanto operadores estavam preocupados com a qualidade dos grãos devido às chuvas de mais cedo neste mês, disseram operadores nesta terça-feira.

Chuvas prolongadas no cinturão cafeeiro das planícies centrais do Vietnã mais cedo neste mês interromperam a temporada de colheita e secagem externa, prejudicando a qualidade dos grãos de café do país.

"O número de grãos com defeito neste ano dobrou em comparação com o ano passado", disse Le Duc Huy, vice-diretor geral da Simexco, importante empresa de exportação em Daklak, a principal província produtora de café do país, acrescentando que a qualidade dos grãos neste ano era preocupante.

Embora o clima tenha melhorado, com a ausência de chuvas, não é o melhor momento para colheita da lavoura.

"A chuva parou, mas ainda está nublado, o que atrasa o processo de secagem", disse Phan Hung Anh, vice-diretor da Anh Minh Co, localizada em Daklak, à Reuters.

Os preços locais caíram para entre 44.000 e 44.400 dong (1,93 e 1,95 dólar) por kg nesta terça-feira, ante entre 44.900 e 45.400 dong há uma semana.

(Por My Pham)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York