Café: Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro apresentam início do ciclo evolutivo da ferrugem e outras doenças, alerta Procafé

Publicado em 30/01/2017 10:41

Plantações de café no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro apresentaram início do ciclo evolutivo da ferrugem e nos municípios de Patrocínio (MG) e Araguari (MG) também foram detectadas a aparição de bicho-mineiro, phoma e ácaro vermelho. A análise consta no Boletim de Avisos Fitossanitários de dezembro de 2016 da Fundação Procafé.

"A presença de folhas infectadas com ferrugem em algumas regiões demonstra o início de ciclo evolutivo da doença. Considerando as condições favoráveis para a evolução da ferrugem e o mecanismo de ação dos fungicidas é recomendável o monitoramento e se necessário a pulverização com fungicida sistêmico protetivo/curativo específico para esta doença", disse a Fundação. A ferrugem está associada à alta umidade do ar, chuvas frequentes e ambientes sombreados.

Apesar do aparecimento da doença, lavouras de Patrocínio (MG) e Araguari (MG) apresentaram no período chuvas abaixo da média. Além disso,  "As temperaturas médias continuam acima da média para Araxá (1ºC) e Patrocínio (0,7 ºC) e abaixo da média histórica para Araguari (0,1ºC). O crescimento vegetativo é intenso nesta fase fenológica do cafeeiro, desde que exista disponibilidade de água no solo. A irrigação deve continuar plena em Araguari, para suprir o déficit hídrico, evitando problemas para a produtividade na próxima safra."

Ainda de acordo com o Boletim, "nas avaliações de bicho-mineiro e phoma foram detectados índices de infestação e infecção nos talhões de Patrocínio e Araguari. Também em Araguari os índices de ácaro vermelho estão em 4,0%", disse a Procafé.

Dicas de monitoramento da Fundação Procafé para doenças do café

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé
Produção de café da Colômbia salta 31% em abril
Café: Preços se alinham a commodities softs, enquanto mercado aguarda recuperação no Vietnã
Safra 24 de café:Preços altos estimulam colheita precoce dos robustas amazônicos