Café importado ameaça plantações do ES com 8 pragas

Publicado em 03/02/2017 09:11

Um estudo inédito do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Incaper) identificou pelo menos oito pragas que têm potencial capacidade para destruir cafezais capixabas e brasileiros, caso a importação dos grãos seja liberada pelo governo federal.

“São doenças que vêm na embalagem e nas sacarias. Se não for feita uma avaliação de risco desse material, essas pragas têm grande chance de vir para o Brasil”, alertou o presidente do Incaper, Marcelo Suzart.

Os resultados do estudo vão ser apresentado para o governo do Espírito Santo e para a bancada capixaba na Câmara Federal e no Senado, na próxima semana.

O material, com mais de 200 páginas, foi desenvolvido pelos pesquisadores José Aires Ventura e Romário Gava Ferrão. A ideia é que os resultados sirvam de ferramenta para impedir que o mercado brasileiro seja inundado com café do exterior, o que diminuiria a competitividade dos nossos grãos e prejudicaria os produtores locais.

Leia a notícia na íntegra no site G1

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Incerteza na oferta global volta a dar suporte: Arábica e robusta avançam, mas produtor precisa ter cautela, afirma analista
Café no México: Seca atinge sul do país e produtores esperam quebra de até 30%
Café: Depois de ajustes, arábica volta a buscar 200 cents/lbp em NY
Monitorando clima nas principais origens, café tem apenas ajustes nesta 4ª feira
CNA participa de reunião do CDPC que aprovou orçamento do Funcafé