Brasil estabelece requisitos fitossanitários para importação de café do Vietnã

Publicado em 20/02/2017 08:52

(Reuters) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu requisitos fitossanitários para que o Brasil realize importação de café robusta do Vietnã, segundo instrução normativa publicada pela pasta no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Uma autoridade do ministério afirmou à Reuters na semana passada que a inédita importação de café pelo Brasil, o maior produtor global, dependia apenas da publicação das especificações fitossanitárias e de uma portaria que definirá a cota de importação com direito a tarifa reduzida.

Os grãos de café que forem importados do Vietnã deverão vir acompanhados de Certificado Fitossanintário emitido pela Organização Internacional de Proteção Fitossanitária do Vietnã (ONPF), com declaração adicional relacionada ao controle de pragas.

A importação de grãos poderá ser suspensa até revisão de análise de risco, no caso de interceptação de praga quarentenária ou praga sem registro de ocorrência no Brasil, segundo o texto.

Além disso, a ONPF do Vietnã deverá comunicar ao órgão equivalente do Brasil qualquer alteração na condição fitossanitária da cultura do café nas regiões produtoras que exportam para o país, conclui a publicação do ministério.

Acesse a íntegra da publicação no Diário Oficial.

(Por Luciano Costa)

Veja mais:
» Importação de conilon pode trazer prejuízo de R$ 1,5 bilhão ao Espírito Santo, estima Faes

» Produtores fazem manifestações em ES e RO contra importação de café conilon

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas