Café: Produtores de Rondônia fecham parte da BR-364 em manifestação contra importação de conilon

Publicado em 21/02/2017 11:35 e atualizado em 21/02/2017 12:21

Produtores de café de Rondônia realizam nesta manhã de terça-feira (20) uma nova manifestação contra importação de café conilon (robusta) pelo Brasil. Eles fecharam parte da BR-364, próxima à cidade de Rolim de Moura (RO). O setor acredita que pode ser prejudicado caso a medida seja efetivada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão do governo federal, na próxima reunião marcada para o dia 22 de fevereiro.

De acordo com cafeicultores rondonienses, a manifestação deve terminar por volta das 15h. O grupo também é formado por viveiristas, agrônomos e comerciantes de cafés da região Central e Cona da Mata rondoniense.

Produtores de café de Rondônia fecham parte da BR 364 nesta 3ª feira - Reprodução: Redes sociais

Na última sexta-feira (17), alguns produtores da região também bloquearam a mesma rodovia e usaram faixas com dizeres de contrários à importação. O ato durou algumas horas. Manifestações no fim de semana também ocorreram em cidades do Espírito Santo, maior estado produtor da variedade conilon no país.

Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do governo é liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas