Base da economia no Sul de Minas, café movimenta R$ 7 bilhões ao ano

Publicado em 04/04/2017 15:52

O café é de longe a base da economia do Sul de Minas. De todo o café produzido no Brasil, cerca de 30% ou quase 1/3 da produção sai das lavouras do Sul e Sudoeste de Minas. Mais do que uma bebida que é cada vez mais apreciada no Brasil e no mundo, o café é um negócio rentável, que anualmente gera uma renda bruta de aproximadamente R$ 7 bilhões, somente na produção. Gera, ainda, cerca de 300 mil empregos diretos, somente na lavoura, conforme dados da Fundação Procafé.

"O diferencial da região do Sul de Minas para a produção de café está no seu clima e na topografia adequados, além da boa infraestrutura de apoio existente, em termos de assessoria técnica, meios de comunicação e transporte facilitados, disponibilidade de insumos próximos, de estrutura de comercialização, etc", explica o engenheiro agrônomo pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello.

Leia a notícia na íntegra no site G1-Sul de Minas

Fonte: G1-Sul de Minas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York