Melhores Cafés do Brasil: edição especial será lançada em Brasília

Publicado em 20/04/2017 15:34

A Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC lançará na quinta-feira (27), em Brasília, a 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil. O evento será realizado a partir das 9h no Royal Tulip Brasília Alvorada, durante café da manhã que reunirá empresários, varejistas, representantes do governo e demais agentes do agronegócio. Na ocasião, a entidade também homenageará os ministros Blairo Maggi, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Marcos Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com a Medalha Mérito Industrial do Café, em reconhecimento à modernização que vêm realizando em suas pastas, possibilitando o melhor desempenho do agronegócio tanto no mercado interno quanto externo.

Essa seleção exclusiva dos melhores cafés do Brasil, que chega ao mercado em embalagens diferenciadas e numeradas, é elaborada com os grãos dos lotes finalistas do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Safra 2016 e foram adquiridos por torrefadoras e cafeterias durante disputado leilão realizado em janeiro.

A estratégia de promover o Concurso Nacional, do qual participam apenas lotes finalistas dos certames estaduais, seguido da Edição Especial, é mais uma ação da ABIC para o fortalecimento do mercado consumidor a partir da oferta de cafés puros e de alta qualidade. É uma ação que se soma ao pioneiro Selo de Pureza (que atualmente certifica 1.019 marcas), e ao PQC – Programa de Qualidade do Café (que já conta com 700 marcas).

Todos esses projetos integram o Programa de Autorregulamentação da ABIC, um dos únicos exemplos de monitoramento e controle dos produtos no mercado. O resultado tem sido o crescimento consistente do consumo interno, que aumentou 150% nos últimos 15 anos, com o café presente em 98,5% dos lares brasileiros. Em 2016 foram industrializados 21,2 milhões de sacas, com um consumo de 84 litros de café por habitante/ano.

Os campeões

A 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil é integrada por 12 marcas: Barisly Café (SP), Bomblend Cafés (SC), Café do Guri (Algaborro, Chile), Café do Moço (PR), Café Rancheiro (GO), Duetto Café (PR), Grão Café (SP), Grupo 2 Irmãos (PR), Il Barista Cafés Especiais (SP), Jardins Café (PR), Mazzi Café/Café Baronesa (PR), San Babila Café (SP) e Villa Café (MG). Esses cafés estarão à disposição dos consumidores em supermercados e lojas gourmet e também em portais de e-commerce e nos próprios sites das empresas participantes.

O Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, disputados por lotes produzidos no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, teve como produtor campeão o cafeicultor José Alexandre Abreu de Lacerda. O seu microlote produzido no Sítio Pedra Menina, no município capixaba Dores do Rio Preto, obteve a nota final de 8,60 pontos (em uma escala de 0 a 10), resultado da soma da pontuação obtida nos júris Técnico e Popular e no quesito Sustentabilidade.

Já no leilão dos lotes finalistas, o Grupo Café do Moço, do Paraná, foi campeão nas três categorias: Diamante (maior investimento em qualidade), Ouro (maior valor pago por saca e compra mínima de 4 sacas) e Especial (maior lance por saca na categoria Microlote).

Tanto o produtor José Alexandre Abreu de Lacerda e Leo Moço e Estela Cotes, do Grupo Leo Moço, estarão presentes no evento.

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE
Faleceu Carlos Castañeda, um dos cafeicultores que personificou o icônico Juan Valdez