Prêmio Ernesto Illy recebe inscrições de cafeicultores paulistas

Publicado em 13/07/2017 09:39
Produtores podem concorrer nas categorias nacional e regional

O 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, concurso mais tradicional de valorização dos cafés Arábica brasileiros, recebe amostras até 15 de setembro e premiará os seis melhores cafeicultores do país entre 40 finalistas, sendo que os três primeiros ganharão viagem ao exterior para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas nacionais e internacionais.

Os cafeicultores de São Paulo são tradicionais participantes do concurso, vencido quatro vezes por paulistas. Na 25ª edição, o estado teve o vice-campeão nacional do Prêmio: Laerte Pelosini Filho, produtor de Pardinho.

As amostras inscritas também valem para o Prêmio Ernesto Illy – Regional, que premiará até dois cafeicultores em cada um dos 10 Estados ou regiões: Espírito Santo; Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); região Centro-Oeste; região Norte/Nordeste; região Sul; Rio de Janeiro eSão Paulo, claro. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.

Também parte do concurso, o Prêmio Classificador do Ano 2017 selecionará o melhor classificador de café em três regiões: Sul de Minas, Cerrado Mineiro e outras regiões (nas quais se inclui São Paulo). Após a definição dos melhores regionais, haverá a disputa entre eles da ordem de colocação nacional, com premiações em dinheiro.

O regulamento e a ficha de inscrição para o 27º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café, programa de fidelização dos fornecedores brasileiros de café para a empresa. O cafeicultor poderá inscrever quantas amostras desejar, mas somente concorrerá com a melhor avaliada. Se a fazenda tiver mais de um sócio, as amostras inscritas deverão ser em nome do sócio responsável na receita estadual. As análises serão feitas pela classificação do grão quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e quanto à qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.

Fonte: Asscom illycaffè

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas no Brasil derrubam em mais de 2% os preços do café arábica no fechamento desta 2ª feira (15)
Média diária das exportações do café não torrado e torrado recua até 2ª semana de dezembro/25
Região do Cerrado Mineiro movimenta mais de R$ 1 milhão no 13º Prêmio e amplia projeção internacional dos cafés de origem controlada
Mercado cafeeiro inicia mais uma semana volátil, pressionado pelo clima e oferta
México supera EUA e Europa e se torna o principal destino do café capixaba em 2025
Preços do café robusta fecham sessão desta 6ª feira (12) registrando a menor cotação em 2 meses