Café especial: Campeonato Brasileiro de Baristas ocorre em ambiente turístico e com programação cultural

Publicado em 15/08/2017 08:27
Principal campeonato da categoria será realizado na Estância Hidromineral de São Lourenço e selecionará representante do Brasil no campeonato mundial

Em um ambiente turístico, na Estância Hidromineral de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, e em meio a uma programação cultural voltada aos amantes de cafés especiais e de boa música, será realizado o 16º Campeonato Brasileiro de Baristas, evento que integra as atividades do projeto setorial “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Os trabalhos da competição mais tradicional destinada aos baristas no Brasil ocorrerão de 25 a 27 de agosto, ao longo do festival “São Lourenço Coffee Music”. Na fase eliminatória da competição, os participantes precisarão preparar 12 bebidas: quatro expressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro bebidas originais de assinatura, sendo avaliados por juízes sensoriais e técnicos. Serão considerados critérios como o sabor, a qualidade e persistência da crema (expresso), a harmonia entre o café e o leite, a criatividade (bebida de assinatura) e a manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de expresso.
 
Após o processo de análise técnica e sensorial, os seis melhores classificados disputarão o título, no dia 27 de agosto, quando passarão pelo mesmo processo de avaliação. O campeão nacional garantirá vaga para o campeonato mundial da categoria, que ocorrerá entre 9 e 12 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul, durante a feira Café Show 2017. O juiz principal da fase final do 16º Campeonato Brasileiro de Baristas será o japonês Yoshihito Kato, certificado pela organização World Coffee Events (WCE). Na fase eliminatória, Danilo Lodi, primeiro brasileiro a ser um juiz certificado pela WCE, compartilhará essa responsabilidade com Kato.
 
SÃO LOURENÇO COFFEE MUSIC
Com intuito de fomentar e expandir a apreciação do café especial, o evento dará a oportunidade para os participantes desfrutarem dos atrativos da programação e das belezas naturais da região, localizada em ponto estratégico, com distância semelhante para Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). O festival contará com programação variada, com a realização de workshops, palestras, shows de Blues, Jazz, Moda de Viola e MPB. Também haverá a Vila Gastronômica, que servirá comidas típicas da culinária mineira, e a eleição do “Coffee of the year” da Serra da Mantiqueira.
 
SOBRE O PROJETO SETORIAL
O “Brasil. A Nação do Café”, desenvolvido em parceria pela BSCA e pela Apex-Brasil, tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no País. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
 
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2016 ao mesmo mês de 2018 e os mercados-alvo são: (i) EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, China/Taiwan, Reino Unido, Alemanha e Austrália para os cafés crus especiais; e (ii) EUA, China, Alemanha e Emirados Árabes Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Fonte: BSCA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Nova York e Londres estendem baixas no primeiro pregão de maio
Em dia de baixas generalizadas, arábica recua mais de mil pontos em Nova York
Cecafé promove evento na UE para atestar que cafés do Brasil atendem novas regras
Café acompanha dia de aversão e recua mais de mil pontos em Nova York
Café: Colômbia exporta primeiros contêineres comprovando que atende as regras da UE