Café: Colheita da safra 2017/18 passa de 90% no Brasil, aponta Safras & Mercado

Publicado em 17/08/2017 10:00

A colheita de café da safra 2017/18 estava em 91% da produção total até o dia 15 de agosto. A estimativa é da consultoria Safras & Mercado. Levando em conta a produção esperada pela empresa para o Brasil de 51,1 milhões de sacas, já foram colhidas 46,29 milhões.

A colheita avançou cinco pontos percentuais, já que na semana anterior estava em 86%. Em igual período do ano passado, os trabalhos estavam em 86%, e na média dos últimos 5 anos para o período registravam 87%.

O clima nas últimas semanas acabou ajudando o avanço dos trabalhos, mas agora já caminhando para o final resta apenas o café de varrição nas lavouras ou mais algum repasse, de acordo com a consultoria de mercado.

Para o analista da Safras & Mercado, Gil Carlos Barabach, com a proximidade do fim dos trabalhos é possível traçar um panorama melhor da safra. "E junto com a colheita avança o beneficiamento, permitindo traçar um perfil melhor da safra. Além de miúda, também percebe-se alguma escassez de bebida mais fina, por conta, especialmente, da safra menor no Cerrado e de alguns problemas no Sul de Minas", afirma.

A colheita da variedade arábica, especificamente, chega a 88% da safra, com trabalhos acima de igual época do ano passado (82%) e também acelerados na comparação com a média histórica. No conilon, a colheita chegou ao final.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA