Rabobank estima cotações do café mais altas no mercado nos próximos meses com problemas na safra

Publicado em 25/08/2017 11:13

O Rabobank, um dos maiores bancos especializados em commodities do mundo, estimou nesta quinta-feira (24) que os futuros do café arábica na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) podem trabalhar em 137,00 cents/lb, em média, nos últimos três meses de 2017. Isso é mais do que o contrato dezembro/17 registra atualmente, cerca de 129,00 cents/lb.

A instituição aponta que problemas na safra de importantes países produtores pode servir de impulso para o mercado nos próximos meses. "As árvores em Honduras estão mostrando sinais de estresse após a última colheita que foi grande", o que ajudou a fortalecer os suprimentos mundiais de arábica, de um modo geral.

No Brasil, conforme temos reportado nas últimas semanas, o surto de broca "representa um problema crescente" para safra, segundo o Rabobank. Para a instituição, esse é um fator chave para a safra do país que é o maior produtor e exportador da variedade arábica no mundo, bem como o período de floração que sempre depende de boas condições climáticas.

De acordo com informações da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), principal cooperativa do Brasil e uma das maiores do mundo, cerca de 6% dos lotes enviados até o momento para a entidade apresentam problemas causados pela praga. A alta incidência do inseto além de impactar diretamente na produção também prejudica a qualidade de bebida.

A Cooxupé esperava receber de seus cooperados nesta safra cerca de 5,6 milhões de sacas de 60 kg, mas o volume deve ficar entre 4,8 milhões e 4,9 milhões de sacas, segundo projeção à agência de notícias Reuters do superintende comercial da cooperativa, Lúcio Araújo Dias.

Leia mais:
» Produção de café na área da Cooxupé deverá ser 30% menor com clima e broca

Apesar da projeção de alta para o fim do ano, o banco se mostra "surpreendido" com o declínio recente e os níveis de volatilidade nos mercados de opção. "A volatilidade no arábica parece simplesmente muito econômica", reportou a empresa ao site internacional Agrimoney diante dos problemas vistos no mercado.

Com informações do site internacional Agrimoney

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo