Cafeterias adotam tecnologias digitais para atrair e fidelizar clientela

Publicado em 26/09/2017 10:46
Além de aplicativos que facilitam pedidos e pagamentos, algoritmos capazes de decifrar a preferência dos consumidores serão utilizados nas lojas de café

A competitividade do mercado de cafeterias, no contexto do aumento do consumo mundial de café, tem motivado empresas do setor a buscarem cada vez mais melhoria da qualidade do café, assim como estratégias capazes de atrair, manter e fidelizar a clientela. Nesse contexto, para agir em sintonia com essas tendências, cafeterias estão utilizando tecnologias digitais, como aplicativos que facilitam o pedido e o pagamento, além de algoritmos capazes de decifrar as preferências do consumidor.

Como exemplo do emprego de tecnologias digitais, uma rede norte-americana de cafeterias, que atua em nível mundial, está utilizando algoritmos para identificar com antecedência as preferências de seus clientes. Com isso, a empresa planeja lançar um programa que fornecerá sugestões de consumo à clientela, por meio de estudo dos hábitos de consumo dos clientes em dias úteis e fins de semana, além da influência das condições climáticas e outras informações pessoais que interferem no consumo.

Com essa novidade a empresa objetiva atrair clientes que estão próximos de suas unidades franqueadas, por meio de notificações do aplicativo e, dessa forma, pretende motivar a clientela a realizar pedidos via mensagem de texto, antes mesmo de chegar aos pontos de venda. Outra grande empresa de cafeterias, de origem britânica, também lançou uma nova tecnologia do mundo digital que oferece à clientela funções de pagamento e fidelização para quem utilizar o serviço virtual. Esse aplicativo permite que os clientes fidelizados realizem pagamentos apenas com o deslizar dos dedos na tela dos smartphones, sem burocracia.

Esses e outros modernos destaques da era digital, além de análises de tendências e da performance do mercado mundial de café, constam do Relatório Internacional de Tendências do Café (VOL.6/Nº07/ 31 AGOSTO 2017), do Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras – UFLA. O Relatório está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, assim como as demais edições anteriores, que valem a pena serem conferidas.

O Bureau, em seu Relatório de Tendências do Café, divide as análises e prospecções em quatro seções temáticas: PRODUÇÃO, INDÚSTRIA, CAFETERIAS e INSIGHTS. Sobre PRODUÇÃO, o Bureau destaca faz um panorama geral das lavouras de café em Cuba, Colômbia, Congo, Sudão do Sul, Timor Leste, Myanmar, Iêmen, entre outros assuntos.

Quanto à INDÚSTRIA, o Relatório ressalta o aumento da competição no mercado de café em cápsulas, o qual cresceu exponencialmente nos últimos cinco anos e atinge uma fase de consolidação com o aumento expressivo de empresas concorrentes no setor. Nesse sentido, o Relatório do Bureau, faz uma breve análise sobre as grandes empresas que atuam nesse setor, além de abordar fusões, aquisições, inovações que têm sido protagonizadas pela indústria cafeeira em nível global. Os INSIGHTS trazem uma análise que sintetiza as três seções temáticas aludidas anteriormente. Além disso, o Relatório divulga um artigo intitulado “O café na padaria, na confeitaria e na cafeteria”, que vale a pena ser lido e conferido.

Fonte: Embrapa Café

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