CNA e entidades do setor cafeeiro lançam vídeo sobre broca-do-café

Publicado em 26/10/2017 12:10
Material pretende orientar produtor rural sobre o manejo adequado da praga

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as entidades ligadas à cadeia produtiva do café, ABICS, ABIC, Conselho Nacional do Café e Cecafé, lançaram nesta quarta-feira (25) um vídeo sobre manejo integrado da broca- do-café para orientar o produtor rural sobre como lidar com o problema.

O lançamento aconteceu em Belo Horizonte (MG) durante a programação da Semana Internacional do Café.

“O manejo da broca faz parte das ações prioritárias da Comissão Nacional do Café da CNA e nosso objetivo é difundir informações sobre o manejo integrado com ênfase na realização correta da colheita”, explicou o assessor técnico da Comissão, Maciel da Silva.

A broca-do-café é um pequeno besouro que se alimenta dos grãos de café, danificando ou destruindo completamente os grãos. Ele provoca a queda prematura dos frutos e a perda no peso pode chegar a 20% em momento de alta infestação. A qualidade também cai porque a quantidade dos grãos brocados aumenta e deprecia o produto durante a classificação.

No vídeo, o produtor terá acesso a informações sobre quais condições ambientais favorecem o aparecimento da broca e o melhor método de controle do ciclo de vida da praga.

“Ao fazer o manejo adequado, o produtor terá menor custo com controle da broca, menor depreciação do produto na classificação física e com certeza terá uma produção mais sustentável”, ressaltou Silva.

Além do vídeo, o produtor terá à disposição um folder com os 12 fatos importantes sobre o manejo integrado da broca-do-café, produzido pela Comissão Nacional do Café da CNA com apoio do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Todo o material e outras informações sobre o setor estão disponíveis no portal da CNA. Para saber mais, acesse https://www.cnabrasil.org.br/manejo-integrado-de-pragas-broca-do-cafe

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada