Procafé: Cultivar de café Arara, a campeã de qualidade

Publicado em 13/12/2017 12:32

A cultivar de café Arara vem se colocando entre as mais recomendadas e plantadas nos últimos anos. Agora, sua indicação é reforçada, pela sua característica de boa qualidade do café por ela produzido, atingindo altas pontuações em concursos.

O material de Arara foi originado num cruzamento natural entre o Obatã, um híbrido de Sarchimor com Catuai, e, provavelmente, com Icatu ou Catuai amarelo. Em seguida foram derivadas novas gerações e efetuadas seleções, chegando-se à cultivar, a qual possui características de plantas de porte baixo, bom vigor, alta produtividade e alta resistência à ferrugem, com tolerância, também, a Pseudomonas.

Nos aspectos de qualidade os frutos e sementes são de tamanho grande e a sua maturação é tardia. O destaque de qualidade da bebida vinha sendo comentado por profissionais classificadores de café,  porem a prova definitiva veio com a recente premiação no Concurso Aromas, da BSCA- Associação Brasileira de Cafés Especiais.  Neste ano, em 2 lotes oriundos de uma área cultivada com a cultivar Arara,  no sistema orgânico, na Fda Sertãozinho, em Botelhos-MG, os cafés da Cultivar Arara ganharam os primeiros prêmios, tanto nos cafés preparados no processo natural, quanto no processo de cereja descascado-CD. Mais ainda, com pontuação recorde, de 94 pontos.

Com suas boas características produtivas, aliadas à qualidade superior da bebida dos cafés produzidos, a cultivar Arara, desenvolvida por Técnicos do ex-IBC e da Fundação Procafé, se coloca, assim,  entre as melhores alternativas de indicação para novos plantios.

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café tem mais um dia de preocupação com oferta e ganhou mais de US$ 100 por tonelada no robusta
USDA estima safra de café do Brasil em 69,9 milhões de sacas
Hedgepoint analisa fluxo comercial global do café pela perspectiva da União Europeia
Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso abre inscrições para sua 34ª edição
Ásia e Oceania têm produção de cafés estimada em 50 milhões de sacas que equivalem a 28% da safra mundial de 2023-2024