Procafé: Bifurcação intensa em ramos laterais de cafeeiros conillon

Publicado em 13/06/2019 14:05 e atualizado em 13/06/2019 15:07

A bifurcação de ramos produtivos em cafeeiros arábica é uma característica muito conhecida, sempre presente e desejada nas plantas. Por outro lado, em cafeeiros robusta-conillon esta particularidade da ramagem é pouco encontrada e não desperta interesse e até recebe opiniões contrárias, por parte de produtores e de alguns técnicos, que associam este aspecto à maior presença de saia em cafeeiros conillon, o que não é bem aceito por eles.

A brotação de novos ramos laterais ou plagiotrópicos, oriundos desses mesmos ramos, forma o que se chama de bifurcações dando origem ao palmetamento.  Essa formação aumenta a área produtiva de cada ramo lateral primário, pois multiplica a quantidade de ramos e, consequentemente, aumenta o numero de nós, os quais vão dar origem a mais florações e frutificações.

As observações em campo, feitas nos últimos anos, mostram que cafeeiros robusta-conillon podem sim formar ramagem lateral mais abundante, através de formação de palmetas, à semelhança dos cafeeiros arábica.

Nos cafeeiros arábica a pesquisa evidenciou que uma maior formação de palmetamento, em condições normais, está ligada a um espaçamento mais largo entre plantas na linha. Em situações anormais, onde ocorre bloqueio hormonal da ponta dos ramos, seja por distúrbios climáticos, seja por deficiências nutricionais (especialmente de B) a formação de novos ramos laterais sobre os primários aumenta bastante.

No caso dos cafeeiros conillon, a maior formação de palmetamento, ou seja, uma maior brotação de ramos novos em laterais primários, está ligada à condução de um menor numero de hastes/planta, especialmente na condução uni-caule, como vem sendo feita em algumas lavouras de conillon mais recentemente. A própria utilização de mudas clonais nos plantios de conillon tem levado a isso, pois essas plantas, assim formadas, de início, produzem menor número de hastes ortotrópicas.

Uma das razões que contraindicariam praticas para favorecer o palmetamento em cafeeiros conillon está na maior dificuldade de derriça dos frutos na colheita. Em ramos bifurcados o trabalhador não correria livremente a mão, de cima a baixo, nesses ramos. No entanto, com a maior frutificação haveria vantagens produtivas, ainda mais conhecendo que, atualmente, parte da colheita do conillon é praticada pelo corte rente da ramagem, sobre lona, depois com derriça por maquina debulhadora. Além disso, com a condução de menor numero de hastes, logicamente associada a um menor espaçamento, seria viável praticar o esqueletamento de cafeeiros conillon, à semelhança do sucesso que vem sendo alcançado com essa prática em cafeeiros arábica. No esqueletamento, como se sabe, a bifurcação, desejada para multiplicar a ramagem produtiva nova, é induzida pela própria poda.

J. B. Matiello - Eng Agr Fundação Procafé, Hugo Siqueira – Eng Agr Senar-RJ, Samuel L. Fialho, Tecnico Programa Bule cheio Senar-RJ e Lanusse Cordeiro Araujo, Eng Agr Prof.  IFF- Campus B. J. Itabapoana

Tags:

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA