Procafé: Frio moderado traz danos em cafeeiros

Publicado em 21/06/2019 12:01

As primeiras ondas de frio, que ocorreram agora em junho/19  já mostram efeitos danosos sobre a folhagem de cafeeiros, em diversas áreas, mais altas, na região Sul de Minas.

O efeito de baixas temperaturas em cafeeiros é bem conhecido, quando as temperaturas ficam pouco abaixo de zero graus centigrados, provocando queima da folhagem e ramagem das plantas,  no fenômeno denominado geada. A folhagem fica de cor marrom  escura, em parte ou em toda a planta, sobrevindo desfolha.

Outro efeito do frio ocorre quando as temperaturas ficam acima de zero graus, na faixa inferior a 5-7 graus positivos, temperatura capaz que provocar queima leve e restrita aos  tecidos bem novos nas folhas. Ele é comum nos últimos pares de folhas, as mais novas, que se situam na ponta dos ramos laterais e, principalmente, no ponteiro das plantas, especialmente  naquelas ainda jovens, onde o frio se acumula no seu topo.

A princípio,  a ação de baixas temperaturas torna as folhas novas de cor amarelo claro, podendo-se ver, de longe, o topo amarelado das plantas. Em seguida, as folhas novinhas apresentam queimaduras parciais, principalmente em suas margens, que, assim, mostram manchas escuras. Onde o frio é mais intenso chega a queimar também a ponta dos ramos. Esse processo paralisa o crescimento do ramo e provoca a quebra de dominância, o que induz a formação de ramagem secundária, em grande número, dando origem a gemas vegetativas até a partir de gemas que se tornariam florais, levando a um super-brotamento prejudicial à produtividade das plantas.

A queima pelo frio, mesmo leve, pelos ferimentos provocados, também pode facilitar a entrada de fungos e bactérias,  causadores de lesões e morte de tecidos.

No final do processo, causado por efeito de frio moderado, as folhas novas atingidas tem seu crescimento paralisado, permanecem pequenas e acabam ficando, o par afetado, com coloração esbranquiçada, pela morte de cloroplastos.

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé e  J. Renato G. Dias e Lucas Franco – Engs Agrs Fdas Sertãozinho

Tags:

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com preocupação com o Vietnã e tempo mais seco no Brasil, café abre semana com valorização
Cooxupé anuncia abertura de empresa com atuação no mercado de seguros
Cecafé participa de evento que destaca importância do café ao ES e ao país
Programação do 24º Seminário Internacional do Café está definida
Cecafé discute devida diligência em direitos humanos com governo dos EUA