Cocatrel lança os Melhores Cafés da safra 2020/2021

Publicado em 27/01/2021 11:44

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) realizou, no dia 20 de janeiro, em sua cafeteria, um evento para apresentar os cinco primeiros “Melhores Cafés” da safra de 2020/2021. A cerimônia não contou com a presença dos produtores, como nas edições anteriores, em função das medidas de prevenção adotadas por conta da pandemia de Covid-19, mas serviu para marcar o início da nova temporada.

Desde 2009, a Cocatrel premia os melhores cafés do ano safra. Esse programa, conhecido como “Melhores Cafés Cocatrel” proporciona, além da visibilidade para o produtor e sua fazenda, acesso aos consumidores, que podem comprar os cafés industrializados desses produtores. Isso sem falar que o departamento de cafés especiais da cooperativa exporta esses cafés e repassa o valor aos produtores.

Para a safra 2020/2021, foram selecionados 25 produtores, e não doze como nos anos anteriores. A lista foi divulgada em 11 de novembro e contou com produtores de nove cidades. “O programa é meritocrático, já que todas as amostras recebidas durante o ano passam pela prova e participam do projeto”, diz Marco Valério Araújo Brito, presidente da cooperativa,.

Os cafés lançados foram dos produtores Cesar Augusto Amaral, da fazenda São José, em Santo Antônio do Amparo; Agostinho de Fatima Marcelino, fazenda Curralinho em Três Pontas; Lucas Natanael Moreira, fazenda Estreito, Ilicínia; Lucas Sandy Reis, fazenda Brejinho, Três Corações; e Antônio Osvaldo Arantes Junior, fazenda Serra Pedra, Ilicínia. A ideia é lançar cinco produtores por mês, de janeiro a maio de 2021.


Desde 2009, a Cocatrel premia os melhores cafés do ano safra

Fonte: Cocatrel

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada