Mapa e Cecafé estreitam relacionamento para programas de sustentabilidade

Publicado em 19/03/2021 11:42

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, nesta tarde, de audiência virtual com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para apresentar sua nova composição diretiva e fazer a atualização da representação dentro do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), que passará a ter como titular da entidade o presidente Nicolas Rueda.

Na webreunião, que também contou com a participação do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa, Silvio Farnese, e do diretor geral do Cecafé, Marcos Mattos, os representantes do Conselho recordaram a viagem feita pela ministra à China, em 2019, e todo o trabalho de aproximação realizado pela titular da Pasta com os governantes do principal mercado agro do Brasil.

Os representantes do Cecafé congratularam a ministra pelo report feito à época para as organizações do agro sobre a importância do mercado chinês, aproveitando a janela de oportunidade das visitas oficiais.

A entidade recordou o envio de apoio a esse trabalho de aproximação e das pautas relacionadas ao país, que, desde então, vem sendo tratadas junto ao Mapa para expor as ações que o Conselho desenvolve por lá e as possibilidades de trabalho conjunto para a otimização da imagem sustentável e à ampliação da participação do café brasileiro nesse promissor e crescente mercado asiático.

A sustentabilidade da cafeicultura brasileira também foi tema de destaque na audiência virtual. O Cecafé apresentou seus programas de sustentabilidade “Criança do Café na Escola”, “Produtor Informado”, “MI Social” e “MI Agroquímicos”, que revelam, de forma nítida, detalhes da preocupação socioambiental da entidade.

Tereza Cristina ficou animada com os projetos que expõem detalhes da prática sustentável nos cafés do Brasil e com o anúncio de uma série de vídeos que o Conselho desenvolverá sobre o tema e sobre o lado humano da atividade cafeeira no país. Ela finalizou reforçando o apoio institucional e uma maior aproximação do Mapa a todos os programas de sustentabilidade do Cecafé.

Tags:

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025