Pesquisadores lançam publicação sobre bicho-mineiro

Publicado em 22/03/2021 11:27

Considerada grave ameaças às lavouras de café, uma mariposa batizada como "bicho-mineiro" é uma das maiores pragas do cafeeiro. Habilidosa, ela deixa que sua larva cause o dano na planta. É a larva que, durante várias fases se alimenta no mesofilo (conjunto de tecidos das plantas), causando necrose, perda de capacidade fotossintetizante e desfolha. Assim, entre 30% e 70% da produção é perdida, pois a qualidade e a produção dos grãos são comprometidas, provocando impacto negativo na cadeia produtiva do café. 

O controle por pesticidas sintéticos tem sido obrigatório, mas desvantagens como a seleção de populações resistentes do inseto e os efeitos nocivos no ambiente e na saúde humana, motivaram a comunidade científica a desenvolver estratégias para a implementação de um sistema de manejo integrado de pragas. 

Diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores no combate a essa praga, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Embrapa Café (Brasília, DF), Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e da Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam o e-book da Série Documentos da Embrapa intitulado Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella): uma revisão sobre o inseto e as perspectivas para o manejo da praga.

O material fornece um amplo panorama a respeito das técnicas em estudo para o controle  desse inimigo da cafeicultura. 

De acordo com os autores, a publicação tem como objetivo consolidar as informações disponíveis na literatura indexada, abordando aspectos da biologia, ecologia, estratégias de controle e fornecer perspectivas de manejo do inseto.

 

Tags:

Fonte: Embrapa Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)