Exportações de 500.000 sacas de café são atrasadas por protestos na Colômbia

Publicado em 13/05/2021 13:53

Os protestos sociais na Colômbia, que entraram em sua terceira semana, atrasaram até o momento a exportação de meio milhão de sacas de 60 quilos de café, informou nesta quarta-feira o principal sindicato do setor no país andino.

Bloqueios de estradas em todo o país relacionados aos protestos, que deixaram vários mortos, impedem os agricultores de embarcar grãos para o porto.

Os cafeicultores pediram o levantamento dos bloqueios em encontro virtual com o chefe da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez.

“Atrasos nas exportações de café que já ultrapassam meio milhão de sacas, impossibilidade de retirar o grão das fazendas aos centros de coleta em meio à safra do café”, alertou o sindicato em nota.

Vélez disse no início desta semana que os produtores das províncias de Huila, Valle del Cauca, Cauca e Nariño são especialmente afetados, porque estão no meio de sua safra principal.

Ele também alertou que o espaço de armazenamento acabará por encher se os protestos continuarem.

Os atrasos vêm porque os cafeicultores estão desfrutando de preços relativamente altos no mercado de Nova York, de US $ 1,45 o quilo. (Reportagem de Julia Symmes Cobb, traduzido por Nelson Bocanegra)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do café se consolida novamente em baixa nesta 3ª feira (10) diante melhor oferta brasileira
Brasil exporta 2,8 mi de sacas de café em janeiro, queda de 31% ante jan/25
Exportações globais de café verde aumentaram 9,2% em dezembro, afirma OIC
Melhor perspectiva de oferta segue derrubando os preços do café nas bolsas internacionais
Café arábica recupera perdas e se consolida com ganhos no fechamento da sessão desta 2ª feira (09)
Média de faturamento do café não torrado avança em mais de 20% durante 1ª semana de fevereiro/26