Epamig foca em pesquisas de produtividade e qualidade do café

Publicado em 25/05/2021 13:54 e atualizado em 25/05/2021 16:51

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) tem a cafeicultura como um dos principais focos de trabalho, que abrange todo o ciclo produtivo da planta, desde a preparação da lavoura, escolha e indicação de cultivares mais adequadas às condições de clima e solo, até os cuidados pós-colheita. Inclui, também, o desenvolvimento de variedades mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, o controle químico e biológico de pragas e doenças, e a agregação de valor ao produto final.

Os estudos sobre melhoramento genético do cafeeiro na Epamig começaram na década de 1970, após a ferrugem ser constatada na cafeicultura brasileira. Desde então, buscam o aumento da produtividade, a tecnificação das lavouras e a melhoria da qualidade da bebida e dos ganhos dos cafeicultores. O programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro conduzido pela Epamig, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) e as universidades federais de Lavras (Ufla) e Viçosa (UFV), registrou cultivares de café adaptadas às condições de clima e solo de diferentes regiões do estado.

Dentre outras características, muitos desses materiais têm se destacado pela qualidade da bebida. Projetos nas regiões do Cerrado Mineiro e Sul de Minas têm avaliado o desempenho de variedades de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epamig, em Unidades Demonstrativas implantadas em propriedades com diferentes condições de clima e solo. O objetivo é elaborar recomendações regionalizadas para a escolha das cultivares. Saiba mais aqui.

Os trabalhos da Epamig na cafeicultura são disponibilizados ao público por meio de mudas e sementes qualificadas, publicações e eventos técnicos, como é o caso da Expocafé, que ocorreu na última semana, entre 18 e 21 de maio, em formato totalmente on-line.

No site do evento, até o dia 18 de agosto, será possível visitar os estandes virtuais para conhecer e adquirir maquinários e insumos para a cafeicultura. No espaço Café Play, estão disponíveis dicas técnicas e dinâmicas de campo que, dentre outros temas, abordam cultivares de café, melhoramento genético, manejo e controle de pragas e doenças, e preparo da bebida. O acesso é gratuito.

Tags:

Fonte: Epamig

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025