Presidente do CNC acompanhará ministra da Agricultura em sobrevoo a áreas atingidas pelas geadas

Publicado em 23/07/2021 09:08
Silas Brasileiro visita o Ministério da Agricultura e sobrevoará com Tereza Cristina áreas atingidas pelas geadas em Minas Gerais

O presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, participou nesta quinta-feira, 22, de duas importantes reuniões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A primeira foi uma visita de cortesia a Guilherme Sória Bastos Filho, que assumiu recente a Secretaria de Política Agrícola (SPA) no Ministério da Agricultura. Na oportunidade, Silas Brasileiro colocou o CNC à disposição da SPA e recebeu portas abertas do novo gestor da pasta.

Já a segunda visita foi a convite da Ministra de Agricultura, Tereza Cristina, para tratar das geadas nas regiões produtoras de café. A ministra buscou em Silas Brasileiro sugestões de como tratar a atual situação. O presidente do CNC foi convidado pela ministra a acompanha-la em visita ao Sul de Minas, onde a comitiva sobrevoará áreas atingidas e fará uma reunião com produtores na cidade de Alfenas/MG.

Sobre as geadas

O início dessa semana de geadas intensas em várias regiões de lavouras de café do Brasil deixou todos os produtores preocupados e o mercado atento. Circulam na internet várias fotos, vídeos e depoimentos de cafeicultores surpreendidos com a ação das baixas temperaturas em suas lavouras. Mas, e agora? O que devemos fazer? Quais ações devemos priorizar?

As respostas a essas perguntas necessariamente passam por saber qual a extensão atingida. Onde houve maior impacto. Isso porque sem um levantamento real, fiel e confiável será impossível propor ações, buscar soluções.

O produtor de café carrega sempre consigo o risco de que as intempéries assolem suas plantas, deixando-o preocupado com as mudanças climáticas. Por isso, devemos adotar cautela máxima para propagarmos percentuais reais do impacto na produção. Isso porque, necessariamente, cada comentário, cada foto ou vídeo publicado, gera muitas incertezas no mercado.

Portanto, o Conselho Nacional do Café irá aguardar os impactos de uma nova frente fria mais grave, anunciada para o próximo dia 29, que juntamente com a última geada ocorrida no dia 20, serão avaliadas com os demais membros do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) e, em especial, com a Secretaria de Política Agrícola (SPA/MAPA), o Departamento de Comercialização e Abastecimento, e a Ministra Tereza Cristina no sentido de desenvolver um programa/projeto que vise atender aqueles que, efetivamente, venham necessitar de financiamento para manter-se na atividade.

Fonte: Conselho Nacional do Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oscar do Agronegócio é do café: Na categoria produtor rural, Ucha leva reconhecimento pelas ações que vem realizando no setor cafeeiro
Em semana de pressão, robusta recuou 14,70%, arábica 10,56% e mercado monitora chuvas
2ª Jornada: 'O mercado e o café carbono neutro' reúne especialistas da cafeicultura, no Cerrado Mineiro
OIC: Exportação mundial de café tem alta de 8% em março
Ainda de olho no Vietnã, café continua no negativo em Londres e Nova York