Colômbia prevê aumento de produção de café a 13,2 mi de sacas em 2022

Publicado em 16/02/2022 08:31

BOGOTÁ (Reuters) - A produção de café na Colômbia, principal fornecedor mundial de grãos de arábica lavados, chegará a 13,2 milhões de sacas de 60 quilos este ano, um aumento de 5% em relação a 2021, disse nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Rodolfo Zea.

Embora o ministro não tenha especificado os motivos do aumento, fontes do setor asseguraram que estaria associado a um melhor clima nas regiões produtoras e à normalidade dos embarques para os portos.

A safra de café da Colômbia caiu 9% em 2021, para 12,6 milhões de sacas de 60 quilos, a menor dos últimos sete anos, devido ao aumento das chuvas e bloqueios de estradas em meio a protestos contra o governo, segundo a Federação Nacional dos Cafeicultores.

"Para este ano projetamos que a produção de café será da ordem de 13,2 milhões de sacas, o que nos permite apresentar um crescimento de 5% em relação a 2021", disse Zea em comunicado.

A Colômbia, conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas anualmente.

O país sul-americano, terceiro maior produtor mundial depois do Brasil e do Vietnã, já cultivou 840 mil hectares com plantações de café e cerca de 500 mil familias dependem dessa atividade econômica.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity:  Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)
Projeto inovador e criativo une o universo do café com as passarelas de moda no BR