Ibovespa cai com exterior misto, ruma para 2ª queda semanal em sequência

Publicado em 14/04/2022 12:05

O principal índice da bolsa brasileira caía levemente nesta quinta-feira, em dia sem direção comum das ações em Wall Street, e pressionado por queda de Vale. JBS e Itaú Unibanco eram destaques de ganhos.

Às 11h58, o Ibovespa caía -0,58%, a 116.106,84 pontos, acumulando queda de 1,5% na semana, após perda também na semana passada. O volume financeiro era de 7,2 bilhões de reais, em dia de vencimento de opções sobre ações. A bolsa não funcionará na sexta-feira por causa de feriado.

"O índice não tem tido força para reverter a tendência de baixa", disse Bruna Marcelino, estrategista-chefe da Necton Investimentos.

O Ibovespa caiu em quatro das últimas cinco sessões.

Para ela, o movimento iniciou-se após dado de inflação acima do esperado pelo mercado na semana passada, que foi visto com surpresa pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A declaração dele foi lida por parte do mercado como indicação de potencial ciclo maior de aperto monetário.

A estrategista também citou a alta dos principais contratos de juros futuros como influência negativa a papéis de setores como educação e tecnologia.

Além disso, a decisão do governo de dar reajuste salarial de 5% a todos os servidores federais a partir de julho, em meio à paralisações de categorias do funcionalismo, traz certa cautela.

O impacto seria de aproximadamente 6 bilhões de reais para os seis meses de vigência neste ano, sendo necessário cortes de gastos em outras áreas para efetivar o benefício.

Em Wall Street, o S&P 500 e o Nasdaq caíam, enquanto o Dow Jones subia, em dia de agenda corporativa carregado, com proposta de compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk e balanços de bancos Citi, Goldman Sachs e Well Fargo. O dia também é cheio de dados econômicos nos EUA.

Na Europa, os principais índices de ações subiam após o Banco Central Europeu manter sua política monetária nesta quinta-feira, incluindo plano de reduzir lentamente o estímulo extraordinário.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN tinha estabilidade, em meio à queda o petróleo e após a assembleia de acionistas da estatal aprovar o novo conselho de administração, incluindo José Mauro Coelho, que deve assumir a presidência-executiva. O nome deve ser validado pelo conselho nesta quinta-feira. Minoritários aumentaram sua representação no colegiado.

- VALE ON cedia 1%, ainda que minério de ferro na China tenha tido leve alta. Contratos futuros do aço chinês tiveram alta, com os investidores aguardando medidas de estímulo do governo à economia devido ao recente ressurgimento dos casos de Covid-19. Siderúrgicas operavam em direções distintas.

- YDUQS ON caía 3,9%, TOTVS ON perdia 3,7% e PETZ ON recuava 3%, entre principais baixas.

- MÉLIUZ ON tinha queda de 2,4%, após volume de vendas consolidado medido pelo indicador GMV subir 65% no primeiro trimestre de 2022 ante um ano antes, segundo dados operacionais não auditados divulgados pela companhia.

- CIELO ON aumentava 2,5%, caminhando para a quinta alta nas últimas seis sessões.

- JBS ON crescia 2,7%, segunda alta consecutiva.

- CYRELA ON tinha estabilidade, após a construtora informar que seus lançamentos totais no primeiro trimestre somaram 1,04 bilhão de reais, um salto de 146,3% ante mesma etapa de 2021.

(Por Andre Romani)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta