Colheita de café do Brasil atinge 18% do total ao final de maio, diz Safras

Publicado em 02/06/2022 09:52 e atualizado em 02/06/2022 11:01

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de café do Brasil no ciclo 2022/23 avançou cinco pontos percentuais na última semana para atingir, ao final de maio, 18% do total projetado, mas ainda está ligeiramente atrasada, apontou nesta quinta-feira levantamento da Safras & Mercado.

“O clima seco em boa parte das regiões produtoras favoreceu o andamento da colheita. E as primeiras impressões seguem positivas no caso do conilon”, disse o consultor Gil Barabach.

Já as amostras de arábica ainda “continuam insuficientes para uma análise preliminar”, disse em nota, sem elaborar.

A colheita de arábica alcançou 13% da safra, contra 13% em igual época do ano passado e 17% da média histórica para o período.

Já os trabalhos com conilon chegam a 28% do potencial da safra, contra 31% no ano passado e 38% de média dos últimos anos, conforme dados da consultoria.

Para a Safras, considerando sua estimativa de produção de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, o país havia colhido 11,15 milhões de sacas até o dia 31 de maio.

O ritmo da colheita total segue levemente atrasado em relação ao ano passado, quando 20% da safra estava colhida neste período. Também há atraso ante a média histórica para a época (23%).

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sudoeste de MG: Após chuvas irregulares e queda de chumbinho elevada, produtores de preparam início da safra de arábica
Plataforma Global do Café: Brasil sai na frente mais uma vez e trabalha em grande projeto de cafeicultura regenerativa
Café: Em mais uma semana agitada, arábica recua 3,03%, mas robusta avança 1,74%
illy: Café mais sustentável do mundo está no Brasil e apesar das cobranças, mercado já sabe disso
Café em Prosa #163 - Em busca da qualidade para todo tipo de consumidor: ABIC participa de uma das mais importantes feiras de café do mundo