Cooxupé: Clima continua ajudando e colheita da safra 22 de arábica avança para 42,78%

Publicado em 20/07/2022 09:28 e atualizado em 20/07/2022 10:37

A colheita da safra arábica, nas áreas de atuação da Cooxupé, chegou a 42,78% até o dia 18 de julho, de acordo com dados divulgados pela cooperativa na manhã desta quarta-feira (20). Na semana passada o indice era de 33,29%. 

Por áreas de atuação da cooperativa, a colheita em São Paulo está em 27,54%, no Cerrado Mineiro em 48,17% e no sul de Minas Gerais estava em 35,90%. 

As condições climáticas continuam favorecendo os trabalhos de colheita, que diminuiu o atraso em relação aos últimos anos. Em 2021, neste mesmo período, a colheita estava em 42,78%. 

Mercado 

O mercado de café arábica segue aguardando o avanço da safra brasileira para enfim entender os reais impactos das condições climáticas adversas nos últimos dois anos. Antes estimada como uma possível super produção, a safra 22 de café arábica vai se consolidando com potencial mais baixo, resposta à seca prolongada e as geadas do ano passado. De acordo com lideranças do setor, ainda não é possível saber o rendimento da safra, mas a expectativa é que a qualidade da bebida se destaque com o produtor focado no pós-colheita. 

Nos últimos dias, o produtor viu o mercado sentir o peso do financeiro nos preços, em queda expressiva na semana passada e na sequência, recuperação para os preços nos últimos dois dias diante da preocupação com a oferta do grão. O mercado também segue observando queda nos estoques certificados, que pode seguir dando suporte aos preços. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café
Preços do café seguiam em queda de mais de 1% na manhã desta 3ª feira (16)
Chuvas no Brasil derrubam em mais de 2% os preços do café arábica no fechamento desta 2ª feira (15)
Média diária das exportações do café não torrado e torrado recua até 2ª semana de dezembro/25
Região do Cerrado Mineiro movimenta mais de R$ 1 milhão no 13º Prêmio e amplia projeção internacional dos cafés de origem controlada