Cooxupé: Clima continua ajudando e colheita da safra 22 de arábica avança para 42,78%

Publicado em 20/07/2022 09:28 e atualizado em 20/07/2022 10:37

A colheita da safra arábica, nas áreas de atuação da Cooxupé, chegou a 42,78% até o dia 18 de julho, de acordo com dados divulgados pela cooperativa na manhã desta quarta-feira (20). Na semana passada o indice era de 33,29%. 

Por áreas de atuação da cooperativa, a colheita em São Paulo está em 27,54%, no Cerrado Mineiro em 48,17% e no sul de Minas Gerais estava em 35,90%. 

As condições climáticas continuam favorecendo os trabalhos de colheita, que diminuiu o atraso em relação aos últimos anos. Em 2021, neste mesmo período, a colheita estava em 42,78%. 

Mercado 

O mercado de café arábica segue aguardando o avanço da safra brasileira para enfim entender os reais impactos das condições climáticas adversas nos últimos dois anos. Antes estimada como uma possível super produção, a safra 22 de café arábica vai se consolidando com potencial mais baixo, resposta à seca prolongada e as geadas do ano passado. De acordo com lideranças do setor, ainda não é possível saber o rendimento da safra, mas a expectativa é que a qualidade da bebida se destaque com o produtor focado no pós-colheita. 

Nos últimos dias, o produtor viu o mercado sentir o peso do financeiro nos preços, em queda expressiva na semana passada e na sequência, recuperação para os preços nos últimos dois dias diante da preocupação com a oferta do grão. O mercado também segue observando queda nos estoques certificados, que pode seguir dando suporte aos preços. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seminário do Café, promovido pela ABIC, reúne industrial, varejo e poder público
Café: Mercado é técnico e colheita do Brasil deve começar a pressionar nas primeiras semanas de junho
Presidente da Cooxupé abordará estoque e necessidades do mercado de café em Seminário Internacional
Café especial: World of Coffee Busan pode render US$ 3,3 milhões ao Brasil
Café: Safra 24 traz desafios com peneira mais baixa, mas é o momento do produtor arrumar a casa