SIC 2022: Cecafé aborda sustentabilidade, qualidade e novas regulações internacionais

Publicado em 22/11/2022 16:39
Para público global, entidade voltou a destacar o respeito aos critérios ESG da cafeicultura brasileira em três dias de evento

Na Semana Internacional do Café – SIC 2022, realizada de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte (MG), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) atuou em diversas fontes, sempre com o intuito de promover a diversidade de qualidades e a sustentabilidade ambiental e social da cafeicultura nacional.

Com participação em diversos painéis e debates, o diretor geral da entidade, Marcos Matos, abordou os aspectos sustentáveis, projetos e programas desenvolvidos nos pilares social e ambiental do Cecafé, bem como as preocupações com as novas regulações internacionais.

Marcos Matos - CEO do Cecafé 

Segundo ele, o ponto de destaque da participação do Conselho foi com a gestora de Sustentabilidade Silvia Pizzol, no painel sobre as boas práticas, agricultura regenerativa e a dinâmica de carbono no café arábica, quando se expôs os resultados do Projeto Carbono do Cecafé, que teve condução técnico-científica de Imaflora e Esalq/USP.

“Expomos, uma vez mais em nível global, com a participação da nossa gestora Silvia, que a cafeicultura é ainda mais carbono negativo com a adoção de boas práticas agrícolas, ao sequestrar mais gás carbônico e equivalentes do que emitir gases de efeito estufa na atmosfera, sendo importante ferramenta de mitigação do aquecimento global”, comenta.

A respeito da SIC 2022, que chegou à sua décima edição, Matos destaca o poder de sinergia proporcionado pelo evento. “O mundo conhece o café brasileiro, sua diversidade de qualidades e a nossa sustentabilidade. Temos que nos unir e fazer a promoção da imagem, a nossa comunicação e apresentar o lado humano, as histórias do café, de forma una. A SIC é muito importante por isso, pois permite que nos atualizemos, ajustemos o discurso e, alinhados, levemos a todos os fóruns globais a mensagem de bem-estar do produtor e de compromisso do cafeicultor e de todos os segmentos dos cafés do Brasil com a sustentabilidade, a qualidade e o respeito aos critérios sociais e ambientais”, conclui.

Silvia Pizzol - Gestora de Sustentabilidade do Cecafé

Participação do Cecafé na SIC 2022

DNA – PAINEL 1 – A responsabilidade de abastecer o mundo com café: qualidade, diversidade e eficiência
Marcos Matos, Carlos Brando, Flávio Meira Borém, Simão Pedro e Vanusia Nogueira

FÓRUM “Sustentabilidade e qualidade: construindo um futuro justo” e premiação do Golden Cup
Marcos Matos, CLAC/Fair Trade, ITC e LDC

FÓRUM DA CAFEICULTURA SUSTENTÁVEL – PAINEL 3: Modelos de produção sustentáveis que estão dando certo: da agricultura regenerativa ao carbono zero
Silvia Pizzol, Ana Carolina Gomes, Juliana Resende e Marcos Perdoná

Fonte: Cecafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)