CNA participa de lançamento da Frente Parlamentar do Café

Publicado em 29/03/2023 13:47
Cerimônia ocorreu na terça (28), na Câmara dos Deputados

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar do Café, na terça (28), na Câmara dos Deputados.

Na solenidade estiveram presentes parlamentares, autoridades estaduais e municipais, entidades do agro, representantes do setor cafeeiro, além de sindicatos rurais, cooperativas e cafeicultores.

A Frente Parlamentar do Café será presidida pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL/MG) e terá como vice-presidente o deputado federal Evair de Melo (PP/ES) e, como secretário, o deputado Diego Andrade (PSD/MG).

Na abertura do lançamento da frente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou o empenho de seu governo no desenvolvimento do agro e, em especial, da cafeicultura. “Nós temos procurado valorizar os produtos mineiros e nada mais mineiro do que o café, dando total assistência aos pequenos produtores e reconhecendo a produção de cafés especiais”.

Zema também falou sobre a parceria do governo do estado com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). “Trabalhamos juntos, porque somos um estado que apoia quem trabalha e gera emprego”.

Em seu discurso, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, falou da importância da agregação de valor dos produtos da agropecuária, da redução dos custos de produção e da ampliação da competividade.

“Os custos de produção, muitas vezes, estão relacionados à grande dependência do país com a importação de fertilizantes, à regulação de defensivos que precisa passar por modernização, à logística e também ao ‘custo Brasil’”, disse.

Sobre a agregação de valor, Maciel falou do espaço que há para se evoluir no setor cafeeiro, olhando principalmente para os pequenos e médios agricultores, que representam mais de 80% da cafeicultura nacional.

Já em relação à competividade, Silva afirmou que a promoção e a comunicação assertiva da produção sustentável do café precisa estar na pauta de todos os fóruns de discussão. “Precisamos mostrar todos os diferenciais que temos”.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity:  Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)