Reta final: Colheita de arábica na área da Cooxupé ultrapassa os 80%

Publicado em 16/08/2023 09:31
Condições continuam favoráveis para o trabalho no campo e pressionam as cotações em Nova York

A safra de café arábica na área de atuação da Cooxupé ultrapassou os 80%, de acordo com dados atualizados pela cooperativa na manhã desta quarta-feira (16) pela cooperativa. Até o dia 11 de agosto, 81,94% de área foi colhida. Em relação ao mesmo período do ano passado, a safra continua sendo mais rápida, quando o total colhido era de 79,84%. 

Por área, a região de São Paulo continua sendo a mais avançada com 89,59%, na sequência vem Matas de Minas com 87%, sul de Minas Gerais com 84,86% e Cerrado Mineiro com 75,70%. 

Para os próximos dias, os modelos meteorológicos continuam indicando a permanência de tempo seco, o que deve acelerar os trabalhos no campo para a reta final. Além disso, as boas condições são positivas para o processo de pós-colheita, aumentando a expectativa em relação à qualidade da safra. 

MERCADO 

A semana está sendo marcada por pressão nos preços de café. Com a colheita no Brasil andando sem grandes problemas, o mercado precifica com base em uma oferta mais expressiva para os próximos meses. Desde o início da safra brasileira, as cotações na Bolsa de Nova York (ICE Future US) recuaram mais de 20% no contrato referência. 

Do outro lado, com os custos de produção ainda elevados, o produtor escolhe não fechar negócio e aguarda por preços mais atrativos. Analistas, no entanto, afirmam que o produtor precisa estar atento para não perder boas oportunidades e ficar com a margem ainda mais estreita.

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta