Associação Brasileira da Indústria de Café anuncia programa de logística reversa de cápsulas de café e multibebidas no Paraná

Publicado em 14/09/2023 12:39
ABIC, em parceria com JDE, Melitta, Nestlé e Três Corações, convida população a participar da iniciativa 

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), que possui como um de seus pilares a sustentabilidade, soma esforços com empresas associadas – Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE),Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso), para a realização do projeto piloto de logística reversa no estado do Paraná, cujo objetivo é estabelecer um programa para a coleta, transporte e destinação adequada das cápsulas após o consumo.

Coletores para cápsulas de café e multibebidas estarão acessíveis para a população

Para a realização do projeto, a ABIC conta com a parceria da Yattó. A empresa irá gerenciar toda a operação com a coordenação da Associação e das indústrias parceiras, as maiores do segmento no Brasil. Serão disponibilizados coletores para cápsulas de café e multibebidas, de todos os tipos e marcas, na região da Grande Curitiba e Oeste do estado do Paraná. Os locais escolhidos são cooperativas, escolas, universidades, condomínios, supermercados, ruas de comércio e shopping centers, além de coleta porta a porta em bairros mapeados. A população precisará separar os materiais, encaminhar para a coleta seletiva ou levá-los para os pontos de coleta disponíveis (exceto nos casos de coleta domiciliar).  Os endereços dos pontos de coleta estão disponíveis no site.

Prefeitura de Toledo firmou parceria visando a conscientização da população

Foi firmada também uma parceria com a Prefeitura de Toledo, município do oeste paranaense, para a conscientização da população e entrega das cápsulas pós-consumo na coleta seletiva da cidade. Tais resíduos serão direcionados para a cooperativa de catadores da região, que receberá o material coletado.  Todo os itens serão destinados de forma ambientalmente correta, sendo o resíduo orgânico enviado para compostagem e produção de adubo, e as embalagens plásticas e de alumínio utilizadas como matéria-prima reciclada para outros produtos. Dessa maneira, os consumidores colaborarão com o descarte correto das cápsulas. A iniciativa busca garantir que esses materiais sejam coletados e tenham destinação ambientalmente adequada, além de incentivar a criação de programas de reciclagem locais e iniciativas que trabalhem para criar soluções em logística reversa de cápsulas de cafés e multibebidas e outras embalagens em geral.

As empresas Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso) participaram de diversos alinhamentos, webinares e atividades de sensibilização, como a visita ao Centro de Reciclagem Nespresso e Dolce Gusto na Grande São Paulo, para enfatizar a importância do consumo consciente. Um dos objetivos da iniciativa setorial é otimizar a acessibilidade e a conveniência da reciclagem aos consumidores, com apoio a cooperativas e proposta de aumento na taxa efetiva de reciclagem do setor em cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Selo de Sustentabilidade

A ABIC possui o Programa de Cafés Sustentáveis do Brasil, que certifica produtos com rastreabilidade assegurada, desde a produção até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés que contam com o Selo de Sustentabilidade da ABIC são produzidos com os grãos provenientes de fazendas certificadas quanto à sua produção sustentável, que preservam o meio ambiente e respeitam o produtor. O processo de industrialização é auditado quanto às boas práticas de fabricação e os produtos classificados em categorias de qualidade, por meio de uma metodologia de análise sensorial, nas categorias Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Fonte: ABIC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã