Após três anos de baixas, Colômbia encerra 2023 com leve alta na produção de arábica

Publicado em 08/01/2024 09:42

Após três anos de desafios, a Colômbia encerrou o último ciclo com alta de 2% na produção de café arábica. Os dados foram atualizados recentemente pela Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) e divulgada pela Reuters, e indicou que o país vizinho alcançou a marca de 11,3 milhões de sacas de 60 quilos no ano passado. Em 2022, o volume a produção foi 11,08 milhões de sacas. 

Nos últimos três anos o país sentiu os impactos do excesso de chuvas, consequência do La Niña no país vizinho. As condições climáticas resultaram, inclusive, em um chamado da Colômbia para renovação do parque cafeeiro, além de despertar o interesse pelo robusta como alternativa para os cafeicultores colombianos. 

No mês de dezembro, a produção da Colômbia foi de 1,22 milhões de sacas, alta de 24% em comparação com o mesmo mês que em 2022 quando a produção foi de 981 mil sacas. 

O saldo positivo, no entanto, não se repetiu nas exportações. De acordo com os dados, foi registrada queda de 7% com 10,5 milhões de sacas em 2023 quando comparado com 2022. 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café encerra semana apenas com ajustes nos preços, mas mantém foco no Vietnã e Brasil
Cerrado Mineiro unido pelo Rio Grande do Sul: Setor cafeeiro se une para ajudar famílias gaúchas duramente afetadas pela chuva
Colheita do café: Pacto assinado pelo governo garante manutenção de auxílios para safristas e deve ajudar solucionar gargalos com a mão de obra
Café arábica: Exportação da Colômbia para China avança mais de 200% nos últimos anos
CNA participa da assinatura de adesão ao pacto sobre condições de trabalho na cafeicultura