Cooxupé avalia que safra de café de 2024 deve ficar acima do previsto no sul e centro-oeste de MG

Publicado em 20/02/2024 11:57 e atualizado em 20/02/2024 13:50

SÃO PAULO (Reuters) - A produtividade da safra 2024 dos cafezais do sul e centro-oeste de Minas Gerais, maior Estado produtor de café do Brasil, deverá superar as projeções iniciais na área de atuação da Cooxupé, disse o presidente da principal cooperativa de cafeicultores de grãos arábica do país.

"Estamos finalizando a segunda estimativa de safra, e já podemos dizer --a estimativa ainda não está concluída--, podemos dizer que nós teremos uma produtividade acima de 29,5 (sacas/hectare estimadas inicialmente)", disse Carlos Augusto de Melo durante debate entre produtores promovido pela Sociedade Rural Brasileira (SRB).

As 29,5 sacas por hectare previstas inicialmente para 2024 nas principais regiões produtoras da Cooxupé ficariam abaixo das 29,8 sacas/ha registradas em 2023, segundo números da cooperativa.

Mas Melo indicou que a projeção inicial será superada, explicando que dados levantados antes pela Cooxupé eram preliminares.

Ele disse que a área em produção de café no sul e centro-oeste de Minas Gerais deverá crescer em 10 mil hectares na comparação com a temporada passada, para 187,155 mil hectares.

A produção estimada na região tem potencial de superar 5,5 milhões de sacas de 60 kg, segundo números apresentados, versus 5,3 milhões da temporada passada no sul e centro-oeste de Minas.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume de chuva no Vietnã ainda é abaixo do esperado e robusta ganha quase US$ 100 por tonelada
Com adversidades climáticas, produtor de café especial precisa recalcular rota e adotar novas estratégias na safra de 2024
Safra de conilon: Cafés começam a chegar e rendimento da safra pode ser menor do que o esperado
Exportações dos Cafés do Brasil atingem 16,24 milhões de sacas no primeiro quadrimestre de 2024
Preocupação com oferta volta ao radar e robusta ganha mais de US$ 60 por tonelada