Preços do café caminham para valor recorde no Vietnã

Publicado em 21/03/2024 11:44

Por Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin

HANÓI/BANDAR LAMPUNG (Reuters) - Os preços do café no Vietnã, o principal produtor mundial de grãos robusta, estão oscilando perto de um recorde de 100.000 dongs por kg, já que os suprimentos permaneceram apertados enquanto a demanda permaneceu saudável, disseram os comerciantes na quinta-feira.

Os agricultores do planalto central, a maior área de cultivo de café do Vietnã, estavam vendendo os grãos por 93.000-94.200 dongs (3,75-3,80 dólares) por kg, acima da faixa de 90.400-92.000 dongs da semana passada.

"A situação continua a mesma... os suprimentos estão baixos enquanto a demanda é grande", disse um comerciante do cinturão do café. "Os preços domésticos vão atingir o recorde de 100.000 dongs por kg muito em breve."

Os traders oferceram um prêmio de 550 a 650 dólares por tonelada para o produto em relação ao contrato de maio da bolsa de Londres.

Outro trader disse que houve chuvas em algumas áreas, mas continua a preocupação com a possível escassez de água para irrigação, o que pode prejudicar a produção da próxima temporada.

Na Indonésia, o café foi oferecido a um prêmio de 820 dólares, inalterado em relação à semana passada, já que "os preços do café no terminal de Londres caíram, enquanto os preços do grão verde permaneceram altos", segundo um trader.

(Reportagem de Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin em Bandar Lampung)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café reage no fim do dia e dá fôlego ao produtor brasileiro mesmo com pressão da safra
Café reage após tombo e mercado entra em zona de decisão: produtor precisa redobrar estratégia
Dólar baixo impacta preços severamente e muda o jogo da comercialização do café no Brasil
Café despenca na bolsa e acende alerta máximo no campo: safra brasileira e saída de fundos viram o jogo do mercado
Café: Mercado intensifica perdas e arábica opera com mais de 2% de baixa em NY nesta tarde de 2ª
Café abre em queda nesta 2ª feira e escancara descolamento entre bolsa e mercado brasileiro